Criar uma Loja Virtual Grátis

Correção fator de potência

Correção fator de potência

Correção Fator de Potência

Fator de potência é definido como a relação entre a potência ativa e a potência aparente consumidas por um dispositivo ou equipamento, independentemente das formas que as ondas de tensão e corrente apresentem. Os sinais variantes no tempo devem ser periódicos e de mesma frequência.

O Fator de Potência é um parâmetro de medição da defasagem entre a tensão e a corrente que circulam por uma rede. A maior defasagem que se pode ter, tanto a corrente estando à frente da tensão quanto estando atrás, é de 90º, sendo assim o fator de potência sempre estará entre zero e 1.

Um baixo Fator de Potência indica que a energia está sendo mal aproveitada pela sua empresa. Nesse caso, podem ocorrer as seguintes situações:


1. Aumento das perdas elétricas internas da instalação;

2. Queda de tensão na instalação;

3. Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores;

4. Condutores aquecidos.

 

Quando o Fator de Potência é corrigido, a empresa passa a utilizar energia da forma mais correta e econômica:



 

 

· Desaparece o acréscimo cobrado nas contas de energia elétrica;

· Melhora o aproveitamento da energia elétrica para geração de trabalho útil;

· Diminuem as variações de tensão (oscilações);

· Melhora o aproveitamento dos equipamentos com menos consumo;

· Aumenta a vida útil dos equipamentos;

· Os condutores tornam-se menos aquecidos, diminuindo as perdas de energia elétrica na instalação;

· Devido à liberação de carga, a capacidade dos transformadores alcança melhor

aproveitamento.

Nossa empresa realiza análises da energia consumida, emite o Relatório Técnico , das leituras obtidas e indica a melhor opção para as correções necessárias da unidade consumidora.


Fator de Potência

É a relação entre a energia ativa e a energia total. Esta relação mostra se a Unidade Consumidora consome energia elétrica adequadamente ou não, pois relaciona o uso eficiente da energia ativa e reativa de uma instalação elétrica, sendo um dos principais indicadores de eficiência energética.
Uma vez que a energia ativa é aquela que efetivamente executa as tarefas, quanto mais próximo da unidade for o fator de potência, maior é a eficiência da instalação elétrica, contudo a legislação adota como referência o valor de 0,92.

Equação 1
FPm = valor do fator de potência do período de faturamento.
CA = consumo de energia ativa medida durante o período de faturamento.
CR = consumo de energia reativa medida durante o período de faturamento.
Fator de potência indutivo: Significa que a instalação elétrica está absorvendo a energia reativa. A maioria dos equipamentos elétricos possui características indutivas em função das suas bobinas (ou indutores), que induzem o fluxo magnético necessário ao seu funcionamento.

Fator de potência capacitivo: significa que a instalação elétrica esta fornecendo a energia reativa. São características dos capacitores que normalmente são instalados para fornecer a energia reativa que os equipamentos indutivos absorvem. O fator de potência torna-se capacitivo quando são instalados capacitores em excesso. Isso ocorre, principalmente, quando os equipamentos elétricos indutivos são desligados e os capacitores permanecem ligados na instalação elétrica.
Se o fator de potência estiver abaixo de 0,92 conforme determina a legislação, a conta de energia elétrica sofrerá um ajuste em reais.  
Entre em contato, temos a solução em Eficiência Energética, para o seu caso.